O Primeiro Anime (A partir de agora "FMA 1st") pode-se dizer que segue o mangá até mais ou menos o episódio 25, que é quando o Maes Hughes é assassinado. Depois disso, como naquela época o mangá ainda estava muito no início, e como o Studio BONES não tinha história original para se basear para poder criar os episódios, os produtores ganharam carta branca da criadora, Hiromu Arakawa-sensei para que a partir daquele episódio, o FMA 1st seguisse uma cronologia original de história, ou seja, nada do que seria mostrado estaria no mangá realmente.
Apesar de terem feito uma bela história, dramática e tudo mais, FINALIZANDO a mesma em um muito esperado, assistido e premiado filme, depois que o mangá começou a avançar e mostrar uma outra opção de história, totalmente nova, e com novos personegens, outra forma de criação para os Homúnculos, e afins, os fãs começaram a se decepcionar com o FMA 1st. Conforme o passar dos anos, o mangá foi cativando mais e mais fãs para a história de FullMetal Alchemist, e com issso foram surgindo boatos de que poderiam estar cogitando a criação de uma nova série, começando do zero e seguindo totalmente os fatos ocorridos do mangá.
No final de 2008, um documento do Studio BONES vazou na internet, e gerou uma boataria sem fim, de que um novo anime estreiaria em Abril de 2009, contendo também o nome de toda a STAFF envolvida e com um novo nome: "Hagane no Renkinjutsushi Shintetsu", para nós "FullMetal Alchemist Brotherhood" (A partir de agora "FMA-B"), ou ainda "Alquimista de Aço - Irmandade", em português. Coisa que o BONES desmentiu quase uma semana depois desse ocorrido de que aquele documento seria falso.
Só que quase um mês depois, aconteceu que renomearam o site oficial de Hagaren colocando "/1st" na URL da página, (Fazendo referência ao Primeiro Anime) o que gerou ainda mais boatos de que estariam SIM produzindo uma nova série. Sendo assim, eles simplesmente anunciaram quase no finalzinho de 2008 de que estavam produzindo um Novo Anime, mais fiel ao mangá e que estreiaria em Abril de 2009, confirmando os boatos.
E essa e a história de produção do Anime FMA-B, que recentemente foi CONCLUÍDO, com 64 Episódios (5 Temporadas), ADAPTANDO fielmente o Mangá (Que terminou em Junho/10 com 108 Capítulos) E SEM FILLERS.. Lembrando que a Primeira Temporada de FMA-B (14 Episódios) re-adaptou tudo o que já havia sido mostrado no FMA 1st. (Ou seja, cerca de 25~30 Episódios).
Muitos reclamam de que existem fatos que não foram mostrados no FMA-B, e que outros estão mostrados fora de ordem, e ainda que o Primeiro Episódio já pode ser CONSIDERADO "Filler", por ser uma História Original do Anime (Porque o FMA-B estava previsto para ser um Anime mais fiel ao Mangá e sem Fillers).
Mas não é bem assim. Hiromu Arakawa-sensei, a autora do Mangá (E não só ela como também vários autores de Mangá) não gosta de ver adaptações para Anime EXATAMENTE IGUAIS ao trabalho original, e o final do FMA 1st, foi um pedido dela, como explicado acima. Leves modificações no Brotherhood foram feitas pelo mesmo motivo - E nenhuma delas compromete o trabalho final; Muito pelo o contrário, o torna mais interessante e empolgante de ser assististo: Você sempre se surpreende com FullMetal Alchemist Brotherhood!
Já o caso do Primeiro Episódio de FMA-B, este suposto "Filler", foi um Pedido do Studio BONES, aprovado pela Arakawa-sensei. Além disso, este episódio também serve como introdução a história, para pessoas que estão começando a ver FMA a partir da Série Brotherhood e/ou não acompanharam o Mangá.
O Segundo Episódio também não pode ser tratado como Filler: Ele apenas ADIANTA o Flashback da infância dos Irmãos Elric que mostra como Edward se tornou Alquimista Federal; No Mangá, esse Flashback é mostrado depois das lembranças dos Elric durante o treinamento de Alquimia com a Izumi Curtis, mestra deles. Isso não compromete de FORMA ALGUMA o andamento da história. É apenas para que o Anime não ficasse numa série muito longa de Flashbacks!
O Episódio 27 é um Episódio de RESUMO. Este sim, poderia ser tratato como FILLER; Mas não deixem de assisti-lo, pois além de emocionante, é ótimo para refrescar a memória sobre o andamento da história. E não tem nada de "inventado pela produção" nele: Todas as cenas que não são recapitulação, fazem alusão à história do Mangá!
Com relação à adaptação da história, que muitos acharam corrida (E até com uma certa razão), nós devemos levar em conta o fato de que o Mangá recentemente entrou em seu Arco final, já se aproximando de seu 100º Capítulo, e este novo Anime está previsto para acabar na faixa dos 65 Episódios. - As previsões do Fórum mostraram-se eficazes e o Mangá foi concluído no 108º Capítulo, e o Anime com 64 Episódios! ;D
Temos que considerar ainda que o BONES precisava re-adaptar rapidamente a parte da História do Mangá, já exibida no FMA 1st para o FMA-B em uma única temporada (Cerca de 30 Episódios em 14), como explicado acima.
Devido a isso, foi necessária uma adaptação de pelo menos 2 Capítulos de Mangá (Cerca de 100 páginas) por Episódio para terminarem a série na meta prevista. Ainda assim, não há necessidade de pânico, já que os Principais Fatos para desenrolar da história estão devidamente adaptados neste novo Anime que é o Brotherhood.
O FMA-B é um Anime produzido com melhor qualidade de Animação, gráficos e músicas, tudo isso assinado pelo Studio BONES, um dos maiores do Japão! Mesmo que você goste da história do FMA 1st, não deixe de conferir o Brotherhood que é excelente também!
Em outras palavras, A história do FMA 1st e a história do FMA-B possuem públicos-alvo diferentes. Portanto, se você gosta de uma história original, ou se você gosta de uma história adaptada do Mangá, FMA possui duas opções de escolha para você!
Deixo bem claro novamente que NÃO É necessário ver o FMA 1st para entender o Brotherhood. Se você assistiu o Anime antigo, e deseja ver também o Brotherhood, esqueça tudo o que você viu, e assista o novo Anime como se não soubesse nada da história - Você certamente não se arrependerá!
0 comentários:
Postar um comentário