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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conheça Nuuvem, o 'Steam' brasileiro.




O Brasil acaba de ganhar um novo serviço de distribuição digital que promete oferecer preços acessíveis e jogos localizados para PC. A Nuuvem, como o Steam, da Valve, ou Origin, da Electronic Arts, comercializa versões digitais de games por meio de download dos mesmos. É uma plataforma de vendas virtual totalmente em português e com opções de pagamento facilitadas.


A Nuuvem estreou com aproximadamente 100 jogos em seu catálogo, e a promessa é de atualizações semanais com mais conteúdos. Grandes empresas como SEGA, THQ, Ubisoft e Atari estão apoiando a empreitada, que é da start-up brasileira Diniz.ltda e conta com investimento Europeu.


Entrevista da INFO com Thiago Diniz, Desenvolvedor de Negócios da empresa. Confira:




INFO: Como surgiu a ideia de criar o projeto?


Thiago Diniz: A idéia surgiu no início de 2009, enquanto eu ainda estava trabalhando com a Direct2Drive – na época ainda propriedade da IGN – e senti a necessidade de criar uma forma diferente de distribuir os games pela internet. Cada vez mais as empresas da área querem expandir globalmente e atingir todos ao máximo e acabam esquecendo das necessidades de cada local.


Como é a ligação de vocês com as grandes produtoras e distribuidoras de games?


A Nuuvem possui comum acordo com todas as produtoras e desenvolvedores que distribuem seus games via a nossa plataforma. É algo que já vem sendo desenvolvido com elas a anos para disponibilizar estes games para as regiões que lançarmos a Nuuvem. Agora, estamos em processo de conversa para também iniciarmos os trabalhos de localização dos games para a língua portuguesa (sempre dando a opção do jogador poder ter o game na versão original).


Qual o sistema de DRM da plataforma? Existe algum?


Depende do game. A maioria já tem DRM próprio, como os da Ubisoft e EA. Ainda estamos em desenvolvimento do nosso SDK em que os jogadores não vão perceber o DRM (tanto offline como online).






Se a pessoa comprar um jogo, ela pode simplesmente copiá-lo e colocar em outro computador?


Ela pode fazer o backup no DVD e passar ele para o outro PC ou fazer o download dele novamente para outro PC através da conta do usuário na Nuuvem. Alguns jogos da EA, porém, limitam esse acesso a três computadores. Se caso isso acontecer de esbarrar no limite, o usuário pode nos contatar que resolvemos isso para ele.


Os games da EA ainda não foram adicionados na Nuuvem mas em breve vão chegar.


Os preços, em alguns casos, são mais baixos que os do Steam, da Valve. Como é negociado esses valores? Como vocês conseguiram preços tão atrativos?


Sim. Isso se dá pelo nosso formato de trabalho ser local ao invés de global como das outras plataformas internacionais. Na Nuuvem o nosso propósito é nos adaptar aquele mercado e entregar o conteúdo de forma mais impactante possível. Neste caso, os nossos requisitos com as produtoras no caso do Brasil são duas principalmente:


- Preços dos Games no Brasil são extremamente caros em geral. Através da Nuuvem, pela distribuição digital, a redução de custos podemos mudar isso.
- Localização dos Games ainda está muito pequeno em relação ao tamanho do público. Precisamos mudar isso com a facilidade de entrega novos conteúdos pela Nuuvem.


Na primeira, você pode ver que já está sendo aplicado em boa parte. A maioria entendeu nosso pedido como a Sega e Paradox e por isso criamos esta campanha de preços especiais. O próximo passo é a Localização dos Games.


A lista de lançamento ainda é limitada, mas vocês planejam lançamentos semanais, correto? Como vão funcionar?


A lista só tem 10% do que já temos em acordo com as produtoras. Semana que vem deve entrar a Ubisoft. From Dust, último lançamento deles, deve chegar a Nuuvem por R$19,90 por exemplo. A meta é chagarmos a mais de 1000 jogos no Brasil nos próximos 3 meses.






Qual o modelo de negócios praticado?


As negociações são feitas individualmente com cada produtora e seu respectivo representante ou pessoa que cuida do conteúdo digital da produtora – ou até direto com o desenvolvedor (“Indie”) se for o caso. Cada produtora ou desenvolvedor tem a sua estrutura própria e nos atende como pode.


A divisão (ou share) das vendas é também no estilo do iTunes que sempre foi adotado pela indústria desde seus primórdios que é 70%/30% como é feito no Direct2Drive, GamersGate,Steam e entre outros.


As opções de pagamento ainda são limitadas, existem planos para expandir esse ponto?


Sim, claro. Em breve vamos adicionar Paypal e compra com 1 clique.


E versões de teste dos jogos?


Em breve, vamos adicionar opções de alugar, testar (trial) e adicionar a opção de “Compra Social”, que é uma compra em grupo com desconto. O primeiro que comprar ativa um tempo regressivo e outras pessoas que realizarem a compra antes do tempo acabar, também ganham desconto. É uma compra coletiva, só que mais divertido e dinâmico, com preços ainda mais atraentes para o game que estiver no modo Compra Social.

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