Podcast Anime Destruction
terça-feira, 16 de agosto de 2011
ESPECIAL: Como ser um Game Designer
Os game designers são os idealizadores do jogo. Tudo começa com uma idéia, e é isso que eles criam. Sua principal função é tomar decisões sobre detalhes, idealizar a atmosfera do jogo e sua jogabilidade, além de coordenar as outras áreas para que não se perca o foco do jogo e que ao mesmo tempo ele passe a experiência certa para o jogador. Lendo o que está escrito aqui é fácil achar que os game designers são o foco de toda a equipe e os que mandam, mas isso é um conceito equivocado e mal informado. Como toda equipe que desenvolve ou idealiza alguma coisa o trabalho de administração e tomada de decisão precisa de uma atenção especial e de alguém que lidere e é isso que os game designers também fazem.
Eles são gente como todos os outros e tem seu lugar como todos os outros. Nem mais, nem menos. Por isso é muito importante ter um game designers ou game designers de cabeça, que gostem de ouvir a equipe e que consiga coordenar as idéias para que todos façam parte do processo de criação. Todas as idéias devem ser bem-vindas e analisadas com cuidado, para saber se elas se encaixam ou não no contexto do jogo.
Enquanto o trabalho de um game designer pareça fácil para alguns e extremamente difícil para outros, não é nenhum dos dois. É mais um cargo, como outro qualquer, com o qual alguns tem maior afinidade e outros não. No começo de seus estudos você vai ler muita coisa que, a primeira vista, pode parecer maçante e chato. Mas são textos escritos por profissionais que tem em mente não te ensinar nenhuma técnica de design, mas te fazer pensar e entender o porque de algumas coisas.
Quando você conseguir entender a razão por certas mecânicas e sistemas em jogos que você achava chato, você estará um passo mais perto de ser um bom game designer. Depois de passar das introduções dos livros você vai ser apresentado a alguns exemplos e maneiras de pensar que irão te auxiliar a criar sua própria linha de raciocínio. Isso é importante, pois um Game Designer não pode parar de pensar.
Ele deve procurar o porque das coisas e se perguntar por que certas abordagens funcionam bem enquanto outras funcionam mal. Ter conhecimento da mente humana é sempre bom e conheçer um pouco de cada área também não machuca, pois você deve saber os limites de seus subordinados para que eles não se sobrecarreguem de trabalho que você pediu ou bolou. Saber seus limites sempre é bom. Eu já ouvi uma vez que ser Game Designer é saber de tudo um pouco ou não saber de nada. E eu acho essa uma classificação engraçada pois nós temos esses dois tipos de pessoa querendo exerçer essa função. Quem não tem cabeça para programar e nem mão para desenhar geralmente se aventura por essas águas. É uma posição que requer que você jogue regularmente coisas novas, o que muitos podem gostar. Pois o que interessa aqui é a inspiração. Assim como toda ciência (ou arte, para alguns) não-exata, a inspiração e a tentativa são de grande importância. Portanto, tenha idéias, ou cria idéias a partir daquilo que você viu antes.
E ao contrário da crença popular, um Game Designer não tem softwares específicos para criar seus designs. Ele tem, geralmente, lápis e papel, combinados com muita imaginação. Embora ele possa ocasionalmente aprender a programar, para prototipar idéias básicas. Um jogo é no geral uma experiência, como jogar bola, ou assistir a um filme emocionante ou ver o sol se pôr. E é papel do Game Designer passar a experiência que ele quiser com seus jogos, ele deve, acima de tudo, saber a dominar os aspectos do seu jogo para que ele passe a sensação que ele quer atingir. Por isso seu trabalho está muitas vezes, preso em sua cabeça.
E nessas horas é uma boa fazer valer o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” e fazer rabiscos para explicar suas idéias, sejam elas um sistema de combate, um novo inimigo ou um ambiente. Embora ser Game Designer não necessariamente te obriga a saber desenhar, é uma boa idéia você saber fazer o básico.
A literatura que eu recomendaria é:
* The Art of Game Design: A Book of Lenses por Jesse Schell – Ótimo livro ! Não terminei de ler, ainda. Mas talvez você também nem precise terminá-lo também. Os capítulos iniciais são ótimos e dão uma boa visão do que é ser game designer.
* A Theory of Fun in Game Design por Raph Koster – Esse livro é muito legal e relativamente pequeno. Tem muitas figuras que ilustram o que o autor escreve e é uma dissertação fantástica sobre os tipos de jogadores e as maneiras de divertir.
* Muitos artigos do Gamasutra – Gamasutra é um site com um acervo muito bom de artigos escritos tanto por amadores quanto por profissionais renomados da indústria de jogos. Gente que você desejaria trabalhar com escreve artigos para esse site. É um site para profissionais de jogos, mas a visualização dele é livre.
* Qualquer artigo que de algum tipo de insight na indústria dos games. É seu trabalho conheçer as tendências, o que vende e o que não vende !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cara isso foi melhor que eu já vi,eu quero ser um game designer mas eu só tenho 13 anos més que vem 14 então eu vou fazer cursos,mas do jeito que minha cidade é não tem como ser um G.E.Já tentei fazer um jogo mas o maximo foi a historia(com todos complementos:plataforma,nome,tipo de camera...)e o mapa só,meu msn é:fabio_araujo11@hotmail.com me add pra conversar um pouco
ResponderExcluir